NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

Na condição de Coordenadora do POIESIS – Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Pará,

manifesto meu repúdio a forma arbitrária como a Secretaria Executiva do IFCH, não a Direção, cancelou, via e-mail enviado às 17h08, de 09.11.2017, o uso do Auditório e da Sala da Congregação, ignorando tanto o agendamento efetivado no Memorando n° 021/2017-PPGFIL/UFPA, de 06 de abril de 2017 como o pedido de solicitação de guarda da chave no Memorando n° 093/2017, de 07 de novembro de 2017, para a realização do II Simpósio Internacional Filosofia e Literatura. República e Recepção, a acontecer de 22 a 24 de novembro de 2017. Considero a ação inoportuna e intransigente, posto que em nenhum momento foi solicitado a assessoria de um técnico para abrir ou fechar as portas do Auditório ou do IFCH, ferindo o direito de greve, mas a guarda da chave, para a garantia da manutenção do evento e o respeito aos convidados, que na sua temática pretende homenagear o lançamento da edição bilíngue do diálogo República, editado pela UFPA, circunscrevendo o evento na esfera das comemorações dos 60 anos da UFPA. Coincidentemente, todos os eventos organizados pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga foram realizados em períodos de greve, e sempre os inclui nas atividades de greve, o que pretendia fazer nesta segunda, quando a greve já teria sido deflagrada.

Feito os esclarecimentos, informo que o II Simpósio Internacional Filosofia e Literatura, acontecerá na Casa das Artes, antigo IAP, situado na Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Igreja de Nazaré, o que me leva a refazer toda a arte do evento. Conto com a compreensão de todos e espero que o direito de uso do Laboratório de Filosofia, para o IV Colóquio Kant e o Kantismo, de 22 a 24 de novembro de 2017; a II Jornada Rousseau da UFPA, de 30 de novembro a 01 de dezembro de 2017; o V Colóquio Nietzsche e a Filosofia, de 04 a 06 de dezembro de 2017, seja garantido.

Sim ao direito de greve, fora Temer e toda ideologia tirânica!

 

Belém, 11 de novembro de 2017

 

 

Jovelina Ramos

Organizadora do II Simpósio Internacional Filosofia e Literatura