Defesa de Dissertação

Título: Platão e Diderot: a crítica ao artista

Autor: Alberto Oliveira Alcolumbre

Resumo: O objetivo deste trabalho é, como o próprio texto indica, apresentar a crítica ao artista empreendida por Platão e Diderot. A despeito de Platão desferir sua crítica à poesia em A República dentro de um contexto ético-político; e Diderot, por sua vez, em O Paradoxo sobre o Comediante, dentro de um registro estético, observa-se um posicionamento análogo dos dois filósofos no tocante ao tema. Dentre muitos pontos análogos observados entre eles, concentramos nosso olhar em dois deles que nos pareceu fundamentais às referidas críticas: as noções de páthos e de ideal. Tanto em Platão quanto em Diderot observa-se que a figura do artista é sempre pensada em relação com essas noções. Embora, à primeira vista, sejamos tentados a concluir que, nessa relação, o ideal apresenta-se como um antípoda das paixões, percebe-se mais atentamente, que estas oscilam: ora figuram como um empecilho, ora, como uma referência positiva dentro das respectivas críticas; a chave para apaziguar esse conflito será a temperança (sophrosýne). Diante disso, nos propomos, com esse trabalho, investigar e explicitar essa relação cambiante que se encontra de forma análoga nos referidos filósofos.

Palavras-chave: Gadamer. Compreensão. Auto compreensão. Linguagem.

Linha de Pesquisa: Filosofia Moderna

Local: Laboratório de Filosofia, Altos do IFCH/UFPA

Data: 05/11/2015

Horário: 09h00

Banca:

Orientador: Profa. Dra. Jovelina Maria Ramos de Souza, PPGFIL/UFPA

Examinador Externo: Profa. Dra. Maria Aparecida de Paiva Montenegro, UFC

Examinador Interno: Prof. Dr. Luca Jean Pitteloud, PPGFIL/UFPA

Suplente: Profa. Dra. Mariana Lage Miranda, PPGFIL/UFPA