Exame de Qualificação

Título: O lugar do poeta Eurípides na primeira estética de Nietzsche: tensões e ambiguidades na recepção da tragédia grega

Autor: Ronney Alano Pinto dos Reis

Resumo:

Em seu primeiro livro, Nietzsche ensejou tocar nos temas mais candentes de seu tempo, entre os quais se encontra o problema do predomínio da ciência como modelo de apreciação da vida, cujo reflexo mais significativo se expressa no advento da figura do homem de tipo teórico ou otimista, tendo a Sócrates como seu protótipo. Como essa tendência parece atravessar a cultura de ponta a ponta, o filósofo embalado por suas esperanças na renovação das artes germânicas, procurou na Grécia uma espécie de contramodelo. Tal empreendimento, entretanto, exigiu todo um estudo a respeito da origem e declínio da arte trágica, no qual Eurípides, segundo cremos, ocupa um papel decisivo. Assim, pretendemos refazer este percurso em torno do “Nascimento da Tragédia” de modo a pensar o poeta, para além do lugar comum (quase sempre ligado a uma cerrada crítica), também como uma possível e importante referência para aquele momento, pondo em evidencia, em última análise, as tensões e ambiguidades em torno da interpretação nietzschiana da tragédia. 

Palavras-Chave: Eurípides, Socratismo estético, Tragédia.

Local: Sala 2 do Mestrado em Filosofia

Data: 29/08/2016

Horário: 14h00

Banca:

Orientador: Luca Jean Pitteloud , UFABC/UFPA

Examinador Externo: Wander Andrade de Paula, UNICAMP

Examinador Interno: Henry Martin Burnett Júnior, UNIFESP

Suplente: Jovelina Maria Ramos de Souza, PPGFIL/UFPA