Exposição na Casa das Artes, Belém, Sábado 17/08/2019, 18-20hs
Acropolis Remix – Monumentalidade Disruptiva
Exposição em realidade aumentada de arte digital e livro de artista experimental propõe remixar a Acrópole de Atenas, através de apropriações e mudanças de suas formas e sentidos. São apresentadas obras de artistas de diversas partes do mundo, os quais desconstroem e reconstroem visões do monumento, criando novos significados. A Acrópole é concebida como uma obra em construção (work in progress), a qual continua a se transformar de acordo com o contexto histórico e com as releituras artísticas que recebe com o passar dos tempos.
Curadoria de Celina Lage (UEMG, BR), Gabriela Carvalho (Casa Camelo, BR), Patrícia Marques (UEMG, BR) and Anna Melli (ASKT, GR).
Obras apresentadas: Placed and Lost:012MMX, Fernando Hermógenes Aguiar da Silva (BR); a5c3nd andd3ad_and_g0n3, Sierra Ortega (US); Khôra , Czar ML (MX); Loop through me, Konstantin Elfimov (RU); Birth, Jeannine Völkel (DE); Journey to the Olympus, Olga Guse (RU); Artaeology, Paul Matosic (UK); Woven In Time, Susan Plover (UK); Untitled, Peter Devenyi (CA); Pollution, Sevgi Tan (TR); Night echoes of a reconstructed plaghiaulos of Koile in the surroundings of the Acropolis, George Bar (GR); Fragments Imprints, Anna Meli (GR); R-evo e Organica, Antonio D'Amato (IT); Apparition, William Lindley (UK).
O evento é uma atividade preparatória para o III SIMPÓSIO INTERNACIONAL FILOSOFIA E LITERATURA - Representações do feminino na Antiguidade, em comemoração aos dez anos do POIESIS—Grupo de Pesquisa em Filosofia Antiga e Recepção que acontecerá na Casa das Artes de19 a 21 de agosto de 2019. O evento recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Programa de Pós-Graduação em Artes da UEMG, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e PROEX/UFPA.