Título: A Heroificação Estética do Crime na Obra de Rogério Sganzerla: Poder, Imagem e Representação em “O Bandido da Luz Vermelha”

Autor: Ademar Soares de Albuquerque Júnior

Resumo:

Este trabalho é um estudo filosófico que tem por objetivo analisar o filme O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla (1946-2004), tendo como ponto inicial o conceito de heroificação estética do crime abordado por Michel Foucault (1926-1984) nos seus livros Vigiar e Punir (1975) e Microfísica do Poder (1978). Contudo, a base crítica e teórica é composta muito mais por autores, jornalistas, cineastas e outros filósofos dedicados à discussão do cinema — e especialmente do cinema criminológico —, haja vista que o filósofo nunca se dedicou ao estudo aprofundado da arte cinematográfica, porém seu conceito é peça chave deste trabalho. Esta pesquisa também está sendo dedicada à análise das principais influências estéticas e ideológicas presentes no filme, como a literatura de Oswald de Andrade (1890-1954) e todo o panorama cinematográfico desde o primeiro filme de enredo criminológico de que se tem registro no Brasil, além de também abordar brevemente como a heroificação estética do crime alcança outras áreas da cultura — afinal este fenômeno não é observado somente no cinema —, assim como Foucault (1926-1984) também não o tinha; considerar estes pontos significa não descuidar das influências que o cinema, em especial de Sganzerla (1946-2004), com O Bandido (1968), sofre e exerce na sociedade, para assim chegar em outro ponto de análise deste trabalho: as expressões políticas que operam através da tomada do crime e sua utilização para o entretenimento. Naturalmente essa realidade é refletida em toda produção artística da época, portanto, com o cinema não seria diferente.

Palavras-Chave: Crime. Cinema. Entretenimento.

Local: Sala 1 do Mestrado

Data: 24/01/2019

Horário: 09h00

Banca:

Orientador: Henry Martin Burnett Júnior, UNIFESP/PPGFIL UFPA

Examinador Externo: John Fletcher Couston Júnior, UFPA

Examinador Interno: Ernani Pinheiro Chaves, UFPA 

Suplente: Ivan Risafi de Pontes, UFPA