O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), da Universidade Federal do Pará, foi criado em dezembro de 2010 e iniciou suas atividades efetivas em agosto de 2011, como curso de Mestrado em Filosofia, sendo o único na área em toda a Região Norte.

Reconhecido pela CAPES, nos termos da Portaria nº 84, de 22/12/2014, e pelo Ministério da Educação e do Desporto, nos termos da Portaria nº 694 de 13/06/1995, o Programa é nota 3 na CAPES e estará passando pela sua primeira avaliação no quadriênio 2013-2016.

Atualmente, o PPGFIL atua na Área de Concentração em Filosofia, com duas Linhas de Pesquisa: Estética, Ética e Filosofia Política; e Teoria do Conhecimento, Epistemologia e Filosofia da Linguagem.

O objetivo do Programa é formar pesquisadores a nível de Mestrado. Espera-se que ao final do curso, o discente obtenha o aprofundamento teórico de questões filosóficas pertinentes a Linha de Pesquisa em que desenvolveu seus estudos, para orientar e desenvolver atividades de pesquisa, ensino e extensão no nível superior e médio, contribuindo para o desenvolvimento da região.

O Corpo Docente do Programa é formado por 10 membros permanentes e um bolsista PNPD/CAPES. No momento, o Programa possui 26 discentes matriculados.